Comentários, impressões, idéias e histórias, muitas histórias.

domingo, 27 de novembro de 2011

Coisas artesanais - Uma paixão!

Pensa numa pessoa que tem uma tia que era professora de artes, pintava quadros e uma mãe com um incrível talento para o artesanato, como ela seria? Uma pessoa que gosta de desenhar? Uma pessoa que pinta ou que gosta de costurar? 

Pois é, essa pessoa sou eu. E por incrível que pareça, apesar de ter uma enorme noção das técnicas - como costurar, como desenhar, pintar - nasci com duas mãos esquerdas para tais atividades. Costumava falar que, cada vez que tentava desenvolver uma atividade artística, me sentia como o Quico, quando o Professor Girafales ensinava a tocar violão. Coloquei o videozinho para quem ainda não teve a oportunidade de ver esse episódio sensacional!



Terrível!! Foram várias tentativas e o que ficou a admiração pela habilidade e criatividade na criação e fabricação das coisas artesanais.

Hoje em dia, minha mãe expõe na Feira Hippie, que acontece todo domingo em BH. Minha tia, essa mesma professora de artes que mencionei antes, e minha avó ajudam no desenvolvimento dos produtos. Ela tem uma marca própria - Maria Tomázia - e lojistas pelo Brasil afora vendem as coisas que ela faz. Sou impressionada com a facilidade que ela tem para criar coisas muito lindas:

Carro chefe: Mobile de galinhas!

Panôs - Receitas, orações e ditados populares

Puro talento esse São Francisco, não? 

Tenho também uma amiga que descobriu o talento enorme para a coisa:

Noivinhos - Feitos por Mariana Guedes
Mais noivinhos feitos pela Mari!!

Ciclista - Cheio de detalhes!! Feito por Mariana Guedes

E nessa semana teve em BH a 22a Feira Nacional de Artesanato. Claro que eu me perdi, fiquei completamente desorientada por lá! Andei muito, fiquei apaixonada por pelo menos metade das coisas da feira, mas tive que me conter, afinal, infelizmente, minha plantação de dinheiro ainda não começou a render frutos.

Mas, é claro que eu saí com algumas comprinhas: anel, pashminas, bolsa e uma boneca linda modelada na cabaça (#ficadica: quem sentir uma vontade louca de me dar presente, pode me dar uma bonequinha modelada na cabaça, eu sou apaixonada! hehehe):

Boneca Stela Lodi - Artista Plástica

Pois é, já muitas vezes, eu quis ser capaz de desenvolver essas coisinhas lindas, tentativas não faltaram. Mas não tem jeito, talento não tem como criar. E ainda acho que falta valorização dos trabalhos artesanais. Gente, não é só porque não é fabricado por uma indústria que é fácil de fazer e é barato. Muito pelo contrário, quando falamos de artesanato, o ganho de escala não acontece como nas indústrias e cabe a quem está comprando, entender isso e valorizar o trabalho de quem fez.

Por isso, aqui quero deixar meus parabéns e minha admiração por quem nasce com este talento e deixa nossa vida mais bonita! 

2 comentários:

  1. Karina, fiquei muito feliz ao ver a foto de uma das peças que desenvolvi com tanto carinho ser compartilhada em seu blog. Também fiquei satisfeita em saber que esta peça foi adquirida por uma pessoa que sabe valorizar o trabalho desenvolvido por nós, artisas plásticos e artesãos. Espero revê-la na Feira Nacional de Artesanato, no Expominas, em 2012. Um grande abraço. Stela Lodi

    ResponderExcluir
  2. Muitoo lindas as coisas artesanais... tem um toque todo especial!!

    Amei o blog

    Bjim
    http://sarahsader.blogspot.com/

    ResponderExcluir