Comentários, impressões, idéias e histórias, muitas histórias.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Receita de Natal


Há alguns anos atrás, vi uma receita na TV, dessas que aparecem no jornal: bolo de maçã verde com nozes. No programa, a menina colocava uma cobertura de brigadeiro na receita e, obviamente, foi o que mais me atraiu.

Sempre gosto de experimentar receitas novas e, por isso, fui logo comprando as maçãs verdes, as nozes, a essência de baunilha e tudo mais. Fiz o bolo, fiz o brigadeiro e juntei os dois. E foi então que eu descobri que nem sempre o brigadeiro deixa as comidas mais gostosas. Daí em diante, todo fim de ano, eu faço algumas receitas deste bolo para distribuir, mas sem o brigadeiro!! Eu acho simplesmente TUDIBOM!!!!

Quer tentar também? Pega a receita aí então:

Ingredientes
  • 4 maçãs verdes, sem casca e raladas no ralo grosso;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1/2 xícara de óleo;
  • 1 xícara de nozes picadas;
  • 1 xícara de uvas passas brancas
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sobremesa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sobremesa) de canela em pó
  • 5 gotas de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo

Em um recipiente, junte as maçãs raladas, o açúcar, o óleo, os ovos, a essência de baunilha, a canela, o sal, as nozes, as passas e misture tudo bem - NADA de batedeira, hein??? Vamos botar esses bracinhos para trabalhar!!

Então, misture a farinha de trigo ao restante - sem usar a batedeira também!!!! Tem uma dica: passar a farinha de trigo na peneira para deixar o bolo mais fofinho, vale a pena seguir!

Por último, misture o bicarbonato de sódio - que vai fazer o bolo crescer e deixar ele mais fofinho.

Então, é só colocar o bolo numa forma. E aí tem outra dica: normalmente as pessoas untam a forma com farinha de trigo, mas aprendi que há uma maneira bem mais gostosa de fazer isso: chocolate em pó. Acredite, uma camada relativamente generosa de chocolate em pó funciona bem, não deixa o bolo ficar grudado na forma!

Enfim, leve o bolo ao forno pré-aquecido e deixe mais ou menos por 40 minutos. Esse tempo depende do forno. Aqui cabe a dica de furar o bolo com um garfo para ver se o bolo já está assado. Quando o garfo sair limpinho, é que o bolo já está bom!!!!!!

Daí é só esperar esfriar e partir para o abraço!! Pode deixá-lo inteiro em uma bandeja decorada ou cortar em pedacinhos e embrulhar para dar de presente. Fica muito bom!!

Estou ansiosa para fazer o meu bolo deste ano!! Mais ainda, estou ansiosa para comê-lo!!!! #chegasemanaquevem



Um comentário: